06/06/2021

Profile: Homem de Ferro


Ferido gravemente numa explosão de granada. Tony Stark é capturado e obrigado a trabalhar para terroristas mas, secretamente, ele cria uma armadura de guerra que possibilita a sua fuga. Nascia ali o invencível Homem de Ferro!





Perfil





Histórico

Considerado um gênio desde a mais tenra infância, Anthony “Tony” Stark formou-se em primeiro lugar no curso de Engenharia Elétrica do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, aos 15 anos de idade. Aos 21 anos herdou as Indústrias de Armamentos Stark, quando seus pais foram mortos em um trágico acidente de carro. 

Mais tarde, em visita a uma de suas fábricas no oriente, Tony é ferido gravemente em uma explosão de granada e capturado por um grupo de terroristas da região. No cativeiro, Tony é forçado a trabalhar em parceria com o físico Ho Yinsen, também prisioneiro, no desenvolvimento de uma super arma de guerra. Mas, secretamente, os dois cientistas constroem um aparato capaz de salvar a vida de Stark e abrir caminho para uma fuga: a primeira Armadura do Homem de Ferro. 


O experimento é um sucesso, mas custa a vida de Yinsen, que se sacrifica para que Tony tenha tempo de vestir a armadura e destruir o lugar. Com a ajuda do jovem piloto do exército americano, James Rodes, Tony retorna aos EUA, onde aperfeiçoa a tecnologia que permite que seu coração continue batendo e constrói uma nova armadura muito mais leve e com bem mais recursos que a original. A partir daí Tony passa a vestir sua famosa armadura vermelho-dourada para combater criminosos, assumindo o título de Homem de Ferro. 

A princípio, Tony mantém sua identidade secreta, declarando que o Homem de Ferro atua como seu guarda-costas. Somente mais tarde ele tornaria sua identidade pública.


Playboy milionário e beberrão, Tony passou por um momento delicado quando foi levado à falência por um rival chamado Obadiah Stane (criador da armadura do Monge de Ferro), que o levou a um colapso emocional e acentuou seus problemas com o alcoolismo. Durante o período de recuperação, Tony transferiu a armadura e o título de Homem de Ferro para seu amigo James Hodes (que mais tarde viria a vestir outra das muitas armaduras de Stark, com o codinome de Máquina de Combate). 

Recuperado emocional e financeiramente, Tony retoma a empresa de seus pais e à armadura de Homem de Ferro, sem saber que o uso prolongado da mesma estava destruindo seu sistema nervoso. Após uma violenta batalha, em que sai mortalmente ferido, Stark é levado a um hospital, onde a médica Maya Lopes o convence de que sua única chance de sobrevivência é a injeção de um vírus experimental, denominado Extremis, em seu corpo. O desenvolvimento do vírus cria uma espécie de fator de cura, que não só regenera o corpo de Stark, como lhe oferece força e velocidade ampliada, o que, somado aos upgrades da nova armadura, tornaram o Homem de Ferro ainda mais invencível. 


Membro fundador dos Vingadores e grande amigo do Capitão América, Tony viu essa amizade ruir diante de sua postura pró-governo na contenção de heróis que se recusassem a registrar suas identidades após a tragédia que iniciou o evento conhecido como Guerra Civil de Heróis. Liderando em lados opostos, o Homem de Ferro, na condição de Secretário de Defesa dos EUA, e o Capitão América, em defesa do direito à liberdade, lutaram por seus ideais, até que a guerra teve fim, com a prisão de Steve Rogers, e sua subseqüente morte (vítima de um plano maligno de seu inimigo, Caveira Vermelha). 

Em meio à Guerra Civil, descobriu-se que o Homem de Ferro, durante muito tempo, fez parte de um grupo secreto super poderoso, conhecido como Illuminati (que além de Stark contava com Reed Richard, Namor, Doutor Estranho, Raio Negro e Charles Xavier), cujo objetivo era tomar ações preventivas contra possíveis ameaças à humanidade. Uma dessas ações resultou no exílio do Hulk para outra galáxia.



Mulherengo e festeiro, Tony viveu inúmeros romances passageiros, mas nutre um sentimento verdadeiro por Pepper Potts, sua funcionária e "amiga" de longa data. Boa parte da fortuna de Stark é dedicada a financiar as operações dos Vingadores, o que inclui as bases, veículos e pesquisas com equipamentos. 

Muitos o classificam como egocêntrico e fútil, mas quando veste a armadura, Tony é capaz de grandes atos de heroísmo, coragem e compaixão. Por isso, e por ser uma das maiores mentes criativas do mundo, é que o Homem de Ferro é um dos mais valorosos vingadores de todos os tempos.




Poderes



Melhores Momentos: 
Quadrinhos – Fase Clássica (Lee e Heck) - “O Demônio da Garrafa” (David Micheline, Bob Layton e John Romita Jr) - “A Guerra das Armaduras” (Micheline, Layton e Mark D. Bright) - “Extremis” (Warren Ellis e Adi Granov) - “Os Supremos” (Mark Millar e Brian Hitch) - “Guerra Civil” (Mark Millar e Steven Mcniven); 
TV: Os Vingadores: Os Super-Heróis mais Poderosos da Terra (desenho, 2010-2012)
FilmesHomem de Ferro 1, 2 e 3 - Os Vingadores (2012) - Vingadores: Era de Ultron (2015) - Capitão América: Guerra Civil (2016) - Vingadores: Guerra Infinta (2018) - Vingadores: Ultimato (2019)
GamesMarvel Vs Capcom 3 - Lego Marvel e Lego Avengers - Marvel Ultimate Alliance 3 (2019)

Curiosidades:
- Stan Lee declarou que o magnata Howard Hughes inspirou a criação de Tony Stark, vem daí a sua personalidade forte, por vezes arrogante, e seu jeito aventureiro, excêntrico e narcisista. Essa homenagem se estende ao pai de Tony, cujo nome também é Howard.
- A armadura do Homem de Ferro nem sempre foi cheia de detalhes como conhecemos hoje. Em sua primeira aparição, ela era bem mais simples, sendo apenas cinza, mais semelhante a um robô. Ela ficou conhecida como Mark I.  O padrão que conhecemos hoje, vermelho e dourado, foi inserido em “Tales of Suspense #48” (dezembro de 1963), onde Tony surgiu com um modelo totalmente diferente dos anteriores, mais detalhado e com novas funções.



Homem de Ferro (Iron Man) - Marvel Comics - criado por Stan Lee e Don Heck, em 1963

Atributos dos Heróis nos Profiles: Classe: É dividida em 3 grupos "C - Heróis humanos, B- Heróis humanos Super Capacitados e A - Heróis Super-humanos" e 4 níveis de poder. Ex.: B2 está acima de C4 e abaixo de B3 e A1. Força: Força Física; Velocidade: Escala de velocidade km/h e, em menor grau, de agilidade; Resistência: Resistência física a danos diversos; Inteligência: Capacidade de análise, planejamento, raciocínio e conhecimento; Poderes: Escala de poder(es) naturais, ou proporcionados por armas e equipamentos, e suas possibilidades; Habilidades: Experiência, liderança, auto-controle, capacidade de superar desafios e vencer combates. Escala: As graduações variam de 1 (homem comum) a 12 (super-homem). Uma graduação em um mesmo atributo é sempre 2x maior do que o valor imediatamente inferior (essa multiplicação é acumulativa). Ex.: Força: 10 é 2x maior do que Força: 9, 4x maior do que Força: 8, 16x maior do que Força: 7, e assim sucessivamente. Os valores aqui atribuídos foram baseados em dados disponibilizados na internet pela própria Marvel e DC.


Para mais perfis de heróis acesse: Profiles!

Gostou desse conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais! Se quiser, deixe também a sua opinião nos comentários!

Nosso canal no Instagram: @planeta.heroi