26/06/2021

Review: Penadinho - Vida


Penadinho: Vida, narra a jornada do fantasminha e seus amigos em busca de sua amada Alminha, que foi levada por um estranho vilão. O casal de artistas Paulo Crumbim e Cristina Eiko nos traz esse belo conto com muita leveza e criatividade.







Penadinho: Vida - Crítica

Das "tramas secundárias" que circulavam nas revistas da turminha do limoeiro que eu lia na minha infância, aquele fantasminha que morava num cemitério e tinha amigos muito estranhos, era uma das que eu mais gostava. Fã de filmes de terror, eu me divertia lendo as versões mais engraçadas e bem menos aterrorizantes que Maurício de Sousa criou para os monstros, vampiros e fantasmas que eu via na TV. 

E agora, com esta edição em mãos, tenho a oportunidade de ver essa turminha assombrada dar um passo além, num texto com uma pegada romântica e aventureira, e arte com cores vivas, que lembram um desenho animado.




Penadinho sempre gostou de Alminha, mas nunca teve coragem de se declarar. Durante uma brincadeira de esconde-esconde no cemitério, Penadinho descobre que a Dona Cegonha irá buscar Alminha ao amanhecer para que ela possa reencarnar. Um sentimento de urgência toma conta de Penadinho e ele convida Alminha para um passeio. Os dois discutem e mais uma vez o fantasminha não tem coragem de dizer o que sente. Pra piorar a situação, Alminha desaparece, levada por uma dupla de estranhos homens que trabalham para um, mais estranho ainda, mercador de almas. Penadinho entra em desespero e, a partir deste ponto, o próprio leitor também passa a torcer para que ele encontre sua amada à tempo.


Contando com a ajuda de seus fiéis amigos, Zé Vampir, Muminho e Frank, Penadinho parte numa jornada repleta de perigos até o covil do vilão. No caminho eles encontram alguns amigos, que também irão ajuda-los na busca. Em especial um humano que guarda uma surpresa muito legal para o final da história. 

Com uma arte limpa, com tons noturnos contrastando com o branco luminoso do protagonista e cores vibrantes de alguns personagens, a HQ conta com um visual muito agradável e bonito.




O roteiro também equilibra bem o romance juvenil, vivido pelo protagonista, com boas piadas e um clima levemente inspirado num conto de terror. A caracterização dos personagens também está perfeita, combinando elementos diversos como o tirador de sarro Zé Vampir, o medroso Muminho e o inocente e "fofo" Frank, que rouba a cena muitas vezes, num grupo bastante divertido e interessante de se acompanhar.

A única coisa que me incomodou um pouco na leitura foi o final. O desfecho do casal é leve e romântico, como deveria ser, mas me pareceu um pouco abrupto e apressado, ao mesmo tempo. Parece que faltou aos autores trabalhar um pouco mais esse final, quem sabe dar um pouco mais de tempo, mostrar um pouco mais do que acontece após o reencontro... Mas talvez isso seja assunto para uma possível continuação. Quem sabe?


Ficha Técnica


Veredito: Lendo os extras descobrimos que a intenção do casal Paulo Crumbim e Cristina Eiko, era contar uma história de amor impossível, com toda a leveza e inocência da infância, mas com um sabor de aventura e amadurecimento. O resultado realmente saiu como o esperado. Penadinho: Vida é uma das HQs mais românticas e lúdicas entre as Graphic MSP que foram lançadas até aqui. E consegue isso sem perder o bom humor e a sátira às histórias de terror, típicos do material original. Com desenhos lindos, de cores brilhantes, e um roteiro simples e cativante, esta obra é como aquelas brincadeiras de criança, em que a gente começa e não quer mais parar. 



Galeria





Para adquirir essa HQ com um super desconto acesse: https://amzn.to/33MuD7b

Para mais reviews de quadrinhos acesse: Quadrinhos!

Gostou desse conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais! Se quiser, deixe também a sua opinião nos comentários!

Nosso canal no Instagram: @planeta.heroi

Nenhum comentário:

Postar um comentário