Profile: Lanterna Verde

Contra todas as chances Hal Jordan, um simples terráqueo, é o melhor e mais corajoso Lanterna Verde que já existiu. Seja lutando na Terra ao lado da Liga da Justiça ou nos confins do espaço sideral junto à Tropa dos Lanternas Verdes, Hal Jordan inspira seus aliados e desafia seus inimigos com um apurado senso de justiça e uma inabalável força de vontade.






Nome RealHarold "Hal" Jordan
Identidade: Secreta
Apelidos: Hal Jordan, Gladiador Esmeralda
Gênero: Masculino 
Altura: 1,88 m
Peso: 90 kg 
Cor dos olhos: Castanhos 
Cor do cabelo: Castanho
Local de nascimento: Coast City (EUA)
Ocupação: Piloto da Força Aérea Americana
Base de operações: Coast City, Terra, Espaço sideral
Grupo a que está afiliado: Liga da Justiça, Tropa dos Lanternas Verdes, Ocasionalmente forma dupla com o Arqueiro Verde
Primeira Aparição: Showcase #22 (EUA, Outubro de 1959)
Parentes e amigosMartin H. "ET" Jordan (pai, falecido), Jessica Jordan (mãe, falecida), Jim Jordan (irmão mais novo), Jack Jordan (irmão mais velho, falecido), Jan Jordan (irmã adotiva, falecida), Helen Jordan (sobrinha), Oliver Queen, Barry Allen, Guy Gardner, John Stewart, Kyle Rayner, Kilowog (amigos), Carol Ferris (ex-namorada), Roy Harper (afilhado).




Histórico

Quando um alienígena moribundo, conhecido como Abin Sur, despenca do espaço para a Terra numa nave, ele pede ao seu anel energético (um pequeno artefato de incrível poder cósmico) que procure por uma pessoa honrada e corajosa que possa substitui-lo. O escolhido é Hal Jordan, um jovem piloto de testes que adora voar. 

Jordan prontamente aceita o anel e a missão de ser o novo Lanterna Verde do setor espacial 2814 (que inclui a Terra), iniciando um duro treinamento com o brutamontes Kilowog e o ardiloso Sinestro, que viria a se tornar mais tarde, o seu pior inimigo.

Impulsivo e esquentado, Hal desperta paixões e desafetos por onde passa. Seu bom humor só perde para o seu senso de justiça e moral elevada, que desagrada bastante aqueles que não gostam de agir dentro da lei.

Como Lanterna Verde, Jordan participou de inúmeras missões no espaço, mas foi na Terra, ao lado de seu amigo Oliver Queen (o Arqueiro Verde) ou da Liga da Justiça, equipe da qual ele é um dos fundadores, que ele viveu suas maiores aventuras, além de encontrar o seu grande amor, a geniosa Carol Ferris. 

A vida de Hal Jordan foi marcada por duas grandes tragédias. A primeira foi quando ele, ainda garoto, testemunhou um terrível acidente de avião que causou a morte do seu pai, o piloto Martin Jordan. A segunda, e possivelmente a mais terrível, foi a completa destruição de sua cidade natal, Coast City, pelas mãos do vilão Mongul e de um Superman Cyborg.

Enlouquecido com sua incapacidade de impedir a queda de Coast City, Jordan voltou-se contra os Guardiões do Universo, seus mentores, e contra a própria Tropa dos Lanternas Verdes, derrotando todos em seu caminho até a Bateria Central de Oa, a fonte do poder dos Lanternas. 

Absorvendo todo o poder da Bateria, Jordan denominou a si mesmo de Parallax, e retornou à Terra com o objetivo de usar todo o poder que adquiriu para modificar o planeta de acordo com a sua vontade. 

Detido pelos seus companheiros da Liga da Justiça, Jordan acabou se redimindo de seus atos ao se sacrificar na luta contra uma gigantesca entidade cósmica conhecida como o Devorador de Sóis.

Aparentemente morto, a alma de Hal Jordan fundiu-se ao espírito da vingança, o Espectro. E assim permaneceu até que foi descoberto que Parallax na verdade era uma entidade separada que vivia dentro da Bateria Central e se aproveitou da mágoa de Hal Jordan pela perda de sua cidade natal para possuí-lo e guiar suas ações.

Finalmente livre da influência de Parallax, Jordan se desvincula do Espectro e retorna à vida. Com o auxílio dos Lanternas remanescentes, Parallax é destruído e Hal Jordan recupera a confiança de todos, reassumindo sua posição como o mais heroico dos Lanternas Verdes. 

Outros heróis também já ocuparam o posto de Lanterna Verde da Terra, tais como o irreverente Guy Gardner, o engenhoso John Stewart, o jovem Kyle Rayner, o misterioso Simon Baz e a impetuosa Jessica Cruz. 

Além da energia verde, que dá poder a Tropa de Lanternas Verdes e representa a força de vontade, existem outras 6 cores do espectro emocional com suas respectivas tropas: a tropa dos Lanternas Azuis, que representam a esperança; a tropa dos Lanternas Vermelhos, que representa a ira; a tropa dos Lanternas Laranja, que representa a avareza; a tropa dos Lanternas Índigo, que representa a compaixão; a tropa dos Lanternas Violeta, que representa o amor; e a tropa dos Lanternas Amarelos, que representa o medo.

Durante o evento conhecido como "A Noite mais densa", em que o vilão Nekron reúne uma legião de heróis e vilões mortos para tentar sobrepujar a vida com o poder da morte, surgem outras duas tropas: a tropa dos Lanternas Brancos, que representa a vida; e a tropa dos Lanternas Negros, que representa a morte. 

Em todas essas batalhas, seja lutando ao lado da Tropa dos Lanternas Verdes ou da Liga da Justiça, Hal Jordan se apresenta na linha de frente liderando seus amigos contra as ameaças que pairam sobre a Terra e outros mundos. E ele sempre vence, provando que "no dia mais claro, na noite mais densa, o mal sempre sucumbirá ante a sua presença".




Ficha Técnica

Vantagens: O anel dos Lanternas Verdes permite ao seu usuário criar construtos com energia verde que funcionam como se fossem reais, lançar rajadas energéticas, voar a velocidades interplanetárias, traduzir para o seu idioma qualquer linguagem existente no universo, fazer análises e pesquisas, além de recobrir o usuário, e a quaisquer outros que ele queira, com uma aura protetora super-resistente, capaz de suportar poderosos ataques físicos e até mesmo os rigores do espaço sideral. 

Fraqueza: O anel possui uma carga limitada e precisa ser recarregado em uma bateria especial a cada 24 horas. As possibilidades e o “poder de fogo” de cada anel é proporcional a força de vontade e a capacidade de concentração de seu usuário. Há até pouco tempo, os anéis mostravam-se ineficazes quando em confronto com qualquer elemento composto pela cor amarela.

Arqui-Inimigos: Sinestro, Safira Estrela, Sonar, Mão-Negra, Atrócitus, Nekro, Krona, Hector Hammond, Tubarão-Rei, Doutor Polaris, Caçadores Cósmicos

Melhores Momentos: 
Quadrinhos: Fase Clássica Lanterna Verde e Arqueiro Verde (Dennis O’Neil e Neal Adams), Amanhecer Esmeralda (Keith Giffen, Gerard Jones e MD Bright ), Lanterna Verde - Renascimento (Geoff Johns e Ethan Van Sciver), Guerra dos Anéis (Geoff Johns e vários artistas), A Noite Mais Densa (Geoff Johns e Ivan Reis); Cinema: Lanterna Verde (2011); TV: Liga da Justiça (desenho), com John Stewart, Lanterna Verde (desenho); Games: Justice League Heroes, DC Universe Online, série Lego Batman, Injustice - Gods Among Us.

Curiosidades: 
- O primeiro Lanterna Verde, Alan Scott, foi criado em 1940 e era muito diferente da versão atual. O conceito do herói era muito mais mágico do que cósmico e seu poder era inspirado na lâmpada de Aladim. Sua fraqueza era a madeira.
- Criações como os Guardiões do Universo, Oa e a Tropa dos Lanternas Verdes, só surgiram mesmo com a chegada de Hal Jordan ao título, que foi relançado e teve sua origem totalmente reformulada em meados de 1960. Essa versão, em que ele é recrutado por Abin Sur, é a que vale até hoje.
- A Tropa dos Lanternas Verdes possui algumas figuras alienígenas estranhas entre seus membros e inclusive um planeta vivo chamado Mogo. A tropa dos Lanternas Vermelhos possui um gato na equipe, seu nome é Dexter (Dex-Star).



Lanterna Verde (Green Lantern) - DC Comics - criado por John Broome e Gil Kane, em 1959.

Atributos dos Heróis nos Profiles: Classe: É dividida em 3 grupos "C - Heróis humanos, B- Heróis humanos Super Capacitados e A - Heróis Super-humanos" e 4 níveis de poder. Ex.: B2 está acima de C4 e abaixo de B3 e A1. Força: Força Física; Velocidade: Escala de velocidade km/h e, em menor grau, de agilidade; Resistência: Resistência física a danos diversos; Inteligência: Capacidade de análise, planejamento, raciocínio e conhecimento; Poderes: Escala de poder(es) naturais, ou proporcionados por armas e equipamentos, e suas possibilidades; Habilidades: Experiência, liderança, auto-controle, capacidade de superar desafios e vencer combates. Escala: As graduações variam de 1 (homem comum) a 12 (super-homem). Uma graduação em um mesmo atributo é sempre 2x maior do que o valor imediatamente inferior (essa multiplicação é acumulativa). Ex.: Força: 10 é 2x maior do que Força: 9, 4x maior do que Força: 8, 16x maior do que Força: 7, e assim sucessivamente. Os valores aqui atribuídos foram baseados em dados disponibilizados na internet pela própria Marvel e DC.


Matéria produzida e publicada por Marcelo Delmanto em 13/11/2016.


Artigos semelhantes
:
Profile - Superman
Profile - Batman
Profile - Homem de Ferro